Werther e Norwegian Wood: dois livros sobre suicídio

16:13 Carolina Carettin 0 Comments



Os livros Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe, e Norwegian Wood, de Haruki Murakami, fazem parte do Projeto Lendo o Mundo.

As duas últimas leituras que fiz para o Projeto Lendo o Mundo acabaram tendo temáticas parecidas. Para a Alemanha, escolhi Os sofrimentos do jovem Werther, livro sobre o qual ouvi falar no colegial. A única informação que mantive em mente era que as pessoas se matavam depois de ler o livro. Bem leve, hein?

Romance epistolar, o livro foi publicado em 1774, sendo um espelho da vida e dos costumes burgueses europeus. Werther, longe de sua família, comunica-se com Whilhelm através de cartas. Nela, ele conta como está apaixonado por Charlotte e muito triste por ela estar noiva de Albert. 

Durante vários momentos me peguei lendo e sentindo um aperto no peito por conta do sofrimento do personagem. Ao mesmo tempo, queria sacudir a Charlotte e fazê-la parar de iludir Werther. 

Para o Japão, o livro lido foi Norwegian Wood, do escritor Haruki Murakami. Publicado em 1987, vendeu 4 milhões de cópias só no Japão e alçou Murakami à condição de ícone cultural. No romance, conhecemos a história do estudante Toru Watanabe, na Tóquio do fim dos anos 60 e começo dos anos 70. O personagem - que também é o narrador do livro - mora em um alojamento estudantil só para homens e tem sua vida marcada pela morte de pessoas próximas. Seu melhor amigo, Kizuki, comete suicídio aos 17 anos e, mais para frente, ele reencontrará Naoko, a namorada de Kizuki. Marcada pela perda do namorado, Naoko sofre de transtornos psicológicos, fato que aproximará mais os dois.

Os dois livros tratam do suicídio. No primeiro, Werther sofre por amor, não aguenta viver vendo a mulher amada com outro homem. No segundo, várias personagens passam por esse questionamento frente à vida. A maioria delas está na fase de transição para a vida adulta, com seus 20 anos, assim como o jovem Werther, de Goethe. Na época em que Norwegian Wood se passa, a atmosfera política no mundo também era tensa e isso refletia na forma como os jovens viviam e enfrentavam o futuro.

Sobre os autores
Johan Wolfgang von Goethe foi autor e estadista alemão. É uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu. Com Friedrich Schiller, foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang.
Com Os sofrimentos do jovem Werther, tornou-se famoso em toda a Europa. Sua obra-prima é o drama Fausto, publicado em fragmento em 1790, depois em primeira parte definitiva em 1808 e numa segunda parte em 1832, ano de sua morte.

Haruki Murakami nasceu em Kyoto, em 1949. Escreveu o seu primeiro romance - Ouça a canção do vento - em 1979, mas seria em 1987, com Norwegian Wood, que o seu nome se tornaria famoso no Japão. Influenciado pela cultura ocidental, Murakami traduziu para o japonês obras de F. Scott Fitzgerald, Truman Capote, John Irving e Raymond Carver.

Outros autores alemães
Thomas Mann: A Montanha Mágica
Herman Hesse: Demian, Sidarta
Ingo Schulze: Vidas Novas
Wladimir Kaminer: Balada Russa
Andrea Maria Schenkel: Tannöd
Thomas Brussig: O Charuto Apagado De Churchill
Siegfried Lenz: Minuto de Silêncio
Juli Zeh: Juncos
Petra Hammesfahr: Um plano quase perfeito
Daniel Kehlmann: A medida do mundo
Robert Löhr: A manobra do rei dos elfos

Outros autores japoneses
Yukio Mishima: Confissões de uma Máscara; Mar Inquieto
Hiromi Kawakami: A Valise do Professor, Quinquilharias Nakano
Yoko Ogawa: Hotel Íris 
Yasunari Kawabata: O País das Neves  
Banana Yoshimoto: Kitchen; Tsugumi; Lua-de-mel
Hitomi Kanehara: Cobras e Piercings 
Genichiro Takahashi: Sayonara, Gangsters
Ryu Murakami: Miso Soup
Koushun Takami: Battle Royale

0 comentários: