Lendo o Mundo: Terra Sonâmbula, Mia Couto

10:38 Carolina Carettin 0 Comments

Ilustração: Lui Zuccherelli de Paula

Terra Sonâmbula faz parte do Projeto Lendo o Mundo.

O romance do moçambicano Mia Couto conta a história do garoto Muidinga e do velho Tuahir, que fogem da guerra civil que assolou Moçambique de 1976 a 1992. Durante dez anos, de 1965 a 1975, a batalha foi contra o domínio português. Após a independência, disputas internas entre os grupos Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) e Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) fizeram milhares de vítimas no país. O romance foi publicado em 1992, quando foi assinado o Acordo Geral de Paz entre os dois grupos.

Nesse cenário, um ônibus incendiado serve de abrigo para os dois personagens viajantes. Um cadáver que está fora do veículo chama a atenção de Muidinga: ao lado do corpo há uma mala com escritos de Kindzu, o morto.

Assim, a narrativa segue a viagem de Muidinga e Tuahir e, enquanto os dois leem o diário, acompanhamos Kindzu em sua busca aos naparamas - guerreiros tradicionais abençoados por feiticeiros que são a única esperança contra os senhores da guerra.

“Ambos queríamos partir. Ela queria sair para um novo mundo, eu queria desembarcar numa outra vida.”

Elementos fantásticos são utilizados em alguns momentos da história sem que isso atrapalhe o leitor ou o entendimento da obra. Me lembrou Gabriel García Márquez, Érico Veríssimo. Por exemplo, Muidinga, em determinado momento, percebe que a estrada onde estão se movimenta sem que eles saiam do lugar. Ao mesmo tempo, a história caminha. O realismo mágico e a poesia aparecem, principalmente, para representar a esperança e o sonho dos personagens de viver a tempo de ver a situação do país melhorar.

Terra Sonâmbula está entre os doze melhores livros africanos do século XX escolhidos pelo júri especial da Feira do Livro de Zimbabwe e venceu o Prêmio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos de 1995.

O autor

Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, na província de Sofala, Moçambique. É biólogo, jornalista e autor de mais de trinta livros, entre prosa e poesia. Recebeu uma série de prêmios literários, entre eles o Prêmio Camões de 2013, o mais prestigioso da língua portuguesa, e o Neustadt Prize de 2014. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras. Seu romance mais recente, Mulheres de Cinzas, é o primeiro da trilogia Areias do Imperador e foi lançado recentemente pela Companhia das Letras.

O país

Moçambique está localizado no sudeste africano. Sua capital é Maputo. A língua oficial do país é o português, herança da colonização portuguesa. A literatura moçambicana obteve um maior desenvolvimento no período colonial, lidando com temas nacionalistas. Os escritores mais importantes desta fase foram Rui de Noronha e Noémia de Sousa.
Outro autor conhecido por sua obra literária é José Craveirinha que iniciou seu trabalho na década de 1940, abordando temas da realidade social dos moçambicanos em seus poemas. Ele é considerado hoje o mais importante poeta moçambicano.

Outros títulos moçambicanos
Ninguém Matou Suhura, Lilia Momplé
Sangue negro, Noémia de Sousa
Ualalapi, Ungulani Ba Ka Khosa
Niketche: uma história de poligamia, Paulina Chiziane
Nós Matamos o Cão-Tinhoso, Luís Bernardo Honwana

0 comentários: